sábado, 25 de junho de 2011
O que é a gordura trans?
A gordura vegetal hidrogenada é chamada de gordura trans porque o processamento da gordura vegetal modifica a disposição das moléculas de gordura, já que os átomos ficam dispostos em alinhamento transversal.
A gordura trans é um tipo especial de gordura que foi inventada pela indústria alimentícia nos anos 50. Ela é produzida através de um processo químico: a hidrogenação. A gordura vegetal hidrogenada é produzida através da colocação de óleos de origem vegetal em uma câmara de hidrogênio. A alta pressão e temperatura a transformam em uma pasta preta, que é tratada para se tornar incolor e para perder seu cheiro característico. É a gordura resultante deste preparo que é usado pela indústria de alimentos.
Apesar de hoje ser um grande vilão, ela começou a ser usada como alternativa às gorduras de origem animal. Pois, acreditava-se que a gordura de origem vegetal fosse mais saudável. Além disso, o processo de hidrogenação faz com que eles alimentos se tornem mais saborosos e crocantes e com validade maior.
Por que a gordura trans faz mal à saúde?
Este tipo de gordura faz mal à saúde porque o organismo humano não é capaz de sintetizá-la Sendo assim, ela fica depositada no corpo, aumentando as chances do aparecimento de placas de gordura em veias e artérias o que causa uma série de problemas cardíacos.
A gordura vegetal hidrogenada aumenta o colesterol ruim (LDL) e diminui o colesterol bom (HDL). Ela também contribui para a formação da gordura visceral ( aquela que se acumula em torno da cintura) o que leva à síndrome metabólica responsável por um conjunto de doenças graves, como diabetes, pressão alta, etc. Além disso, pesquisas mostram que mulheres que consomem grandes quantidades de gordura trans tem mais chances de ter câncer de mama.
Como evitá-la?
Desde 2006 a Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (ANVISA) obriga a indústria alimentícia a informar nos rótulos a quantidade de gordura trans nos rótulos. Como esse tipo de gordura não é sintetizada o seu consumo ideal é zero. Porém, como isto é difícil, a ANVISA recomenda o consumo máximo de 2grs diárias. Por isso, o melhor jeito de verificar o seu consumo de gordura trans é ficar de olho nas embalagens. Deve-se prestar bastante atenção na quantidade da gordura por porção. Muitas empresas tentam ludibriar os consumidores colocando porções ridiculamente pequenas como base, assim as quantidades de calorias e gorduras parecem baixas.
A gordura trans está massivamente presente nos alimentos industrializados que se tornaram a base da alimentação da sociedade brasileira. Porém, uma boa legislação sobre o assunto e um consumidor informado faz toda a diferença. Fica assim o recado de hoje, invista na informação, invista na sua saúde.
0 comentários:
Postar um comentário