domingo, 1 de agosto de 2010
Os Inibidores de Apetite
O Brasil há vários anos desponta na lista de países que mais consomem estimulantes, principalmente os moderadores de apetite, compostos em sua maioria, pelos derivados de anfetamina Dietilpropina (também conhecido como Anfepramona), Femproporex e Mazindol.
Esses medicamentos são drogas de venda legal e controlada. Eles atuam no sistema nervoso central, reduzindo a sensação de fome, mas tem uma série de efeitos colaterais e podem causar dependência. Estes medicamentos são indicados para pessoas realmente obesas - IMC pelo menos acima de 30 - ou para quem tem complicações relacionadas à obesidade, como diabetes, hipertensão, colesterol etc. O problema é que esses remédios vem sendo indicado para pessoas que tem um leve sobrepeso, como cinco quilos acima do ideal.
Efeitos colaterais
Insônia
Irritabilidade
Dores de cabeça
Agitação
Taquicardia
Aumento da pressão arterial
Prisão de ventre
Tremores
Perda de libido
Alucinações
Depressão
Dependência
Como vocês viram, a lista de efeitos colaterais é bem grande, sem contar que com a suspensão da medicação é muito comum acontecer o efeito rebote, que nada mais é a recuperação dos quilos perdidos e talvez alguns extras.
Por isso, antes de pedir ao médico ou ele te oferecer medicamentos, tente encontrar uma outra resposta antes. O dever do médico e ouvir e entender os hábitos do paciente e propor soluções alternativas e mais saudáveis antes de indicar pílulas nada mágicas.
1 comentários:
Nathalia,muito importante seu post,nosso país é um dos maiores consumidores de anfetaminas;o pior de tudo sem prescrição médica,os efeitos colaterais são perigosos,por essa razão não devem ser tomados sem orientação de profissionais de saúde habilitados.
Bjos
Postar um comentário