sábado, 24 de julho de 2010
Anorexia Nervosa
O que é?
É um transtorno alimentar extremamente complexo, envolvendo aspectos psicológicos, físicos e sociais, a doença é caracterizada por uma dieta insuficiente, causada pelo medo de engordar, que tem como conseqüência baixo peso corporal. Além disso, na maioria dos casos está presente a disformia corporal, isto é, a pessoa não se enxerga magra. Além da dieta, a anoréxica pode recorrer a exercícios intensos e métodos purgativos. A maioria dos pacientes são mulheres (cerca de 90%) e jovens (entre 15 e 25 anos).
Apesar de muitos acreditarem que a doença é moderna, os primeiros relatos surgiram ainda na Idade Média, muitas jovens jejuavam em nome de Jesus Cristo e algumas viraram santas por causa disso.
Sintomas
- Perda de peso rápido
- Alimentação e perda de peso se tornam obsessões
- Distorção da imagem corporal
- O ciclo menstrual é interrompido
- Isolamento da vida social
- Episódios de compulsão alimentar
- Pode recorrer a vômitos e laxantes
- Muitas vezes apresenta métodos ritualísticos em torno da alimentação
Complicações médicas
- Intolerância ao frio
- Desnutrição
- Desidratação
- Anemia
- Depressão, tendências suicidas
- Constipação grave
- Infertilidade
- Osteoporose
- Descalcificação dos dentes, cáries
Eu acho que alguém tem anorexia nervosa
Se você desconfia que alguém próximo de você tem a doença, primeiro não julgue. A doença não é frescura ou para chamar atenção, usualmente ela tem profundas origens psicológicas e emocionais (alguns estudos mostram ainda que pode haver um componente genético). O que se deve fazer é conversar com a pessoa e buscar tratamento adequado e profissional. Em São Paulo, existe o AMBULIM, dos Hospital das Clínicas
Tratamento
O tratamento é multidisciplinar e requer profissionais de várias áreas como nutricionistas, psicólogos, psiquiatras e clínicos. O objetivo primordial é a recuperação do peso, em casos extremos há a necessidade de internação. Não há medicação específica para a anorexia nervosa, mas costuma-se indicar antidepressivos que tenham como um dos efeitos colaterais o ganho de peso.
0 comentários:
Postar um comentário