Fatores que influem nas nossas escolhas alimentares

quinta-feira, 18 de agosto de 2011


Fatores que influem nas nossas escolhas alimentares



São diversos os fatores que nos fazem escolher o alimento de cada dia. Esses fatores podem ser internos ou externos, conscientes ou inconscientes. Você sabe quais são os principais?

Gosto

É o fator mais óbvio, o sabor dos alimentos é o que mais influencia na nossa escolha de comer um doce ou batata frita em vez da salada de alface. É claro que cada pessoa tem um gosto e preferência diferentes. O que nos leva ao segundo fator

Cultural

A origem étnica e cultural de uma pessoa exerce enorme influencia no que ela come. Brasileiros comem feijão com arroz; asiáticos comem  arroz; mexicanos gostam de comidas apimentadas e a base de milho; americanos amam carne; alemães adoram salsicha, etc etc etc... São alimentos que a pessoa está acostumada a comer desde criança e que trazem a sensação de conforto e familiaridade.

Marketing e Publicidade

Com o advento da televisão, a publicidade se tornou a grande arma da indústria de alimentos. Os comerciais enchem os olhos ao exaltar as virtudes de seu alimento, seu gosto, olha a fumacinha saindo da pizza de forno, prontinha... é de dar água na boca. As crianças são as maiores vítimas da publicidade, por que são mais facilmente influenciáveis. O clássico exemplo é o das redes de fast food que oferecem brindes juntos com os produtos.

Comodidade

Com a modernização e a vida urbana agitada, nos alimentamos apressadamente e consumimos aquilo que é mais prático. São as padarias e lanchonetes que tem em qualquer esquina. As pizzarias deliverys e as comidas prontas e congelados facilitam a vida de qualquer dona-de-casa, o problema é que quase todas essas comidas não são saudáveis. São cheias de gordura e sódio.

Situação econômica

A renda de uma família influencia muito no consumo de uma família, As pessoas com menos renda procuram alimentos mais baratos, tem uma alimentação menos diversificada. E as com maior orçamento além de comprar produtos mais caros, fazem mais compras por impulso.

Emoção

Em praticamente todas as culturas, a comida tem um forte fator emocional.Seja para aliviar o estresse ou trazer conforto, muitas pessoas sentem a necessidade de comer em momentos de tristeza e angústia. Esse é um fator essencial em doenças como a compulsão alimentar. Por isso que mesmo sem fome, muitas pessoas atacam a geladeira ou consomem junk food. Alguns alimentos, como o chocolate contém substâncias que melhoram o humor, influenciando também a escolha de alimentos.

Saúde

Preocupações com a saúde e o físico também influenciam na escolha de alimentos. Pessoas com diabetes consomem produtos sem açúcar, os portadores de pressão alta consomem reduzem o consumo de sal e gorduras. E pessoas com sobrepeso, como nós, buscamos um regime alimentar com menor consumo calórico.

Não é engraçado perceber, como fatores tão diferentes influenciam numa escolha que parece tão simples, como a do que comer? Entender os fatores que levam você a comer de determinada maneira é essencial para atingir resultados a longo prazo.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela mensagem

Blog Widget by LinkWithin
 
diHITT - Notícias
BlogBlogs.Com.Br