segunda-feira, 4 de julho de 2011
A linhaça é a semente do linho, que nos últimos anos vem ganhando destaque na mídia por suas propriedades. Ela é composta por 41% de gordura, 28% de fibras, 21% de proteínas, 6% de carboidratos e o resto são resíduos. Mas como um alimento composto por tão grande quantidade de gordura pode ser um super alimento??? É bem simples na verdade, por que ela é cheia de gordura boa, ou seja, ômega-3 e ômega-6. Essas duas gorduras são extremamente benefícas para a saúde: elas reduzem o colesterol ruim LDL e aumentam o bom colesterol HDL.
Além disso, a alta quantidade de fibras auxilia o funcionamento do sistema digestivo e o funcionamento do intestino. Outro destaque é a lignana, fazendo o papel do estrógeno. Esse composto atua num processo que destrói células defeituosas. No caso de células cancerígenas, a lignana, ao contrário do estrógeno, também atua, ativando esta célula doente para auto destruição. O consumo de linhaça em pacientes* com câncer de mama, tem mostrado grandes resultados.
*Vale ressaltar que o consumo tem de ser autorizado e acompanhado por um médico.
Existem 2 tipos de linhaça:
- Linhaça Dourada: Típica de climas frios, é mais difícil de ser achada no Brasil, como é importada é mais cara. Seu sabor é mais suave e ela é mais rica em nutrientes, contém ômega 3,6 e 9
- Linhaça Marrom: A semente marrom é cultivada no Brasil, seu sabor é um pouco mais forte e sua casca um pouco mais resistente. Possui apenas ômega 3
Como consumir a linhaça?
Deve-se consumir preferencialmente, a farinha de linhaça, pois o organismo não consegue "quebrar"a semente, por esta razão é mais difícil se beneficiar de seus ingredientes. A maneira ideal seria triturar a semente na hora de consumí-la, o que manteria todas as propriedades do ingrediente. No máximo duas colheres de sopa por dia. O excesso de linhaça pode atuar negativamente nas membranas celulares.
É possível tomar linhaça com água ou suco, iogurte, polvilhá-la pela comida ou em coloca-lá em massas. Em pequenas quantidades, não altera em demasia o sabor dos produtos.
0 comentários:
Postar um comentário