Vegetarianismo

sexta-feira, 8 de julho de 2011



O vegetarianismo é um tipo de regime alimentar que exclui todos os tipos de carne e alimentos derivados. Uma corrente do vegetarianismo, os vegans, não comem também ovos e laticínios.
O vegetarianismo surgiu na Índia por motivos religiosos. Foi somente no século XVIII que se começou a  questionar o consumo de carne e o tratamento dispensado aos animais. Foram os iluministas que primeiro divulgaram o vegetarianismo. No século XX, foram criadas as primeiras sociedades dedicadas ao vegetarianismo.
Os principais motivos para as pessoas abandonarem o consumo de carne são religiosas, éticas, de saúde ou simplesmente não gostam de comer carne mesmo. Hoje, o vegetarianismo tem como fio condutor a defesa dos direitos de animais. De acordo com os seus defensores, os animais são mal tratados e sentem dor ao morrerem. Na internet, estão disponíveis vários vídeos que mostram a situação de animais em matadouros.



As dietas vegetarianas tem como nutrientes principais os carboidratos presentes em vegetais, frutas e grãos. Se consumidos propriamente e variada é uma alimentação rica em vitaminas, fibras e antioxidantes. Porém, o consumo de proteínas e nutrientes comuns nas carnes, como ferro, cálcio, vitamina B12 e D, costumam ser baixas.
Para compensar o baixo consumo desses nutrientes, deve-se aumentar o consumo de laticínios, grãos e olegionosos. Alguns nutricionistas recomendam o consumo de suplementos vitaminicos.

Como se tornar vegetariano?

O mais importante é antes de começar, procurar um médico para ter certeza que a saúde está ok. Com a liberação do médico. Caso não esteja acostumado com este tipo de alimentação, mude gradualmente, inserindo aos poucos verduras e legumes e retire as carnes.
Hoje em dia, a internet e as livrarias dispõem de diversas receitas, saborosas sim. Restaurantes especializados se tornam cada vez mais comuns. Mesmo em restaurantes regulares pode-se pedir opções vegetarianas.

OBS: ser vegetariano não significa ser ch ato. Respeite a opção dos outros e peça para os outros te respeitarem.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela mensagem

Blog Widget by LinkWithin
 
diHITT - Notícias
BlogBlogs.Com.Br