Como evitar flacidez

sábado, 3 de setembro de 2011


Como evitar flacidez



Efeito negativo do emagrecimento? Quando a gente emagrece esquece que a perda de peso pode ter um efeito indesejável, a flacides. Com certeza um dos maiores temores de qualquer mulher. Ela aparece com o enfraquecimento das fibras da pele e/ou músculo. Esse processo ocorre naturalmente por causa da idade e da diminuição da produção de colágeno. São dois os tipos de flacidez: a muscular, que ocorre em nível profundo e é causada pela falta de exercícios. Já a flacidez da pele é causada pela grande e rápida perda de peso ou flutuação do peso.

Como evitar a flacidez?

Evite exposição excessiva ao sol: o sol destroí as fibras elásticas da pele.
Largue o cigarro: que prejudica a circulação e consequentemente a nutrição da pele.
Exercite-se: o ecercício é essencial para manter a fibra muscular tonificada e a pele irrigada.
Beba água: Essencial para manter a pele hidratada
Colágeno: proteína essencial para a formação das fibras elásticas.
Evite gorduras: que se não forem queimadas são "estocadas" no corpo.


A nova dieta South Beach

quarta-feira, 24 de agosto de 2011


A nova dieta South Beach



A dieta de South Beach não elimina nenhum grupo alimentar totalmente, ao contrário, o que ela busca é selecionar os melhores alimentos de cada grupo. Os principais alimentos são os carboidratos cheios de fibra, as gorduras insaturadas, proteínas e carnes magras.
A fase principal da dieta dura duas semanas com 6 refeições por dia, sendo uma delas a sobremesa. O cardápio é a própria pessoa quem faz, de acordo com a sua rotina, gosto e necessidade.
A dieta é dividida em três fases. A primeira fase é a mais restritiva de todos,representando a mudança da alimentação e deve durar no máximo 2 semanas. A segunda fase permite uma liberdade maior na alimentação e dura até a pessoa atingir o peso meta. A terceira e última fase visa manter os bons hábitos adquiridos durante as duas primeiras fases. Funcionando como uma reeducação alimentar.

Frutas e Legumes

Na primeira fase recomenda-se a ingestão de vegetais sem amido, como folhas verdes, brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, pimentão, repolho, cebola, aspargos e vagens. A segunda fase permite que os vegetais ricos em amido e algumas frutas, como frutas vermelhas, frutas cítricas e maçãs. A maioria das frutas são permitidas durante a terceira fase, com exceção de frutas altamente doces, como abacaxi, melancia, uvas passas e frutas enlatadas em calda.

Proteína magra

Recomenda-se a ingestão em todas as fases das proteínas magras.
com Agatston. Incorporar uma variedade de fontes magras de proteína, como carnes magras, aves sem pele, peixe e produtos de baixo teor de gordura, para o máximo de benefícios. Leguminosas, como feijão e lentilha, são fontes de proteína rica em fibras pode desfrutar durante a segunda e terceira fases da dieta. A fibra de leguminosas aumenta a plenitude entre as refeições e função digestiva positivo.

Gorduras saudáveis

O autor incentiva gorduras saudáveis, presentes no azeite de oliva, óleo de canola, nozes, sementes e abacate. A dieta também incorpora peixes gordos, como salmão, atum, cavala, arenque e linguado.. As gorduras saudáveis ​​são permitidos em todas as fases da dieta,

Grãos Integrais

Durante a sua segunda e terceira fases da Nova Dieta de South Beach, você pode incorporar grãos integrais. Suas parcelas devem ser mais modestos na segunda fase, enquanto a terceira fase permite uma maior flexibilidade. Incorporação de grãos inteiros de alimentos, como aveia, arroz integral, arroz selvagem, pipoca e trigo integral, em sua dieta aumenta a sua ingestão de nutrientes e fibras.


Apoie quem está de dieta

segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Apoie quem está de dieta



Quando uma pessoa começa uma dieta, ela passa por um estresse físico e emocional. Por isso, além da força de vontade, ela precisa contar com uma rede de apoio. Muitas dietas falham por que ao redor a pessoa não encontra estímulos suficientes para emagrecer, além da grande oferta de alimentos ao seu redor, os amigos, a família e os colegas do trabalho não colaboram, mesmo sabendo que a pessoa precisa emagrecer. Querem sempre ir ao barzinho cheio de quitutes calóricos ou ao restaurantes mais calóricos e sempre oferecem comida.
Aqui estão algumas dicas para os amigos de verdade, aqueles que querem ver seu amigo magrinho, saudável, feliz e vencedor.

  1. Sugira um restaurante com cardápio light.
  2. Em vez do bar, sugira uma danceteria.
  3. Sugira encontros em casa, com comida preparadas na hora.
  4. Faça elogios: "você está tão mais bonita", "cheio de energia", "saudável".
  5. Evite comentário do condescendentes do tipo "Você está bem do jeito que está" ou "você não precisa de dieta".
  6. Não pressione por resultados imediatos.
  7. Respeite a privacidade do seu amigo, não anuncie aos quatro ventos que ele está de dieta, se a pessoa não te deu permissão.
  8. Não se torne autoritário ou o vigie da dieta, mesmo que seu amigo peça, isso com certeza vai causar mais estresse.
  9. Crie uma disputa saudável. Com prazos e prêmios simbólicos.
  10. E lembre-se que você está lá para dar apoio, mas não é o responsável pela dieta da pessoa.

Fatores que influem nas nossas escolhas alimentares

quinta-feira, 18 de agosto de 2011


Fatores que influem nas nossas escolhas alimentares



São diversos os fatores que nos fazem escolher o alimento de cada dia. Esses fatores podem ser internos ou externos, conscientes ou inconscientes. Você sabe quais são os principais?

Gosto

É o fator mais óbvio, o sabor dos alimentos é o que mais influencia na nossa escolha de comer um doce ou batata frita em vez da salada de alface. É claro que cada pessoa tem um gosto e preferência diferentes. O que nos leva ao segundo fator

Cultural

A origem étnica e cultural de uma pessoa exerce enorme influencia no que ela come. Brasileiros comem feijão com arroz; asiáticos comem  arroz; mexicanos gostam de comidas apimentadas e a base de milho; americanos amam carne; alemães adoram salsicha, etc etc etc... São alimentos que a pessoa está acostumada a comer desde criança e que trazem a sensação de conforto e familiaridade.

Marketing e Publicidade

Com o advento da televisão, a publicidade se tornou a grande arma da indústria de alimentos. Os comerciais enchem os olhos ao exaltar as virtudes de seu alimento, seu gosto, olha a fumacinha saindo da pizza de forno, prontinha... é de dar água na boca. As crianças são as maiores vítimas da publicidade, por que são mais facilmente influenciáveis. O clássico exemplo é o das redes de fast food que oferecem brindes juntos com os produtos.

Comodidade

Com a modernização e a vida urbana agitada, nos alimentamos apressadamente e consumimos aquilo que é mais prático. São as padarias e lanchonetes que tem em qualquer esquina. As pizzarias deliverys e as comidas prontas e congelados facilitam a vida de qualquer dona-de-casa, o problema é que quase todas essas comidas não são saudáveis. São cheias de gordura e sódio.

Situação econômica

A renda de uma família influencia muito no consumo de uma família, As pessoas com menos renda procuram alimentos mais baratos, tem uma alimentação menos diversificada. E as com maior orçamento além de comprar produtos mais caros, fazem mais compras por impulso.

Emoção

Em praticamente todas as culturas, a comida tem um forte fator emocional.Seja para aliviar o estresse ou trazer conforto, muitas pessoas sentem a necessidade de comer em momentos de tristeza e angústia. Esse é um fator essencial em doenças como a compulsão alimentar. Por isso que mesmo sem fome, muitas pessoas atacam a geladeira ou consomem junk food. Alguns alimentos, como o chocolate contém substâncias que melhoram o humor, influenciando também a escolha de alimentos.

Saúde

Preocupações com a saúde e o físico também influenciam na escolha de alimentos. Pessoas com diabetes consomem produtos sem açúcar, os portadores de pressão alta consomem reduzem o consumo de sal e gorduras. E pessoas com sobrepeso, como nós, buscamos um regime alimentar com menor consumo calórico.

Não é engraçado perceber, como fatores tão diferentes influenciam numa escolha que parece tão simples, como a do que comer? Entender os fatores que levam você a comer de determinada maneira é essencial para atingir resultados a longo prazo.

Colágeno

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Colágeno



O colágeno é uma classe de proteína bastante presente no corpo humano. Sua função é manter as células unidas. O colágeno representa cerca de 25% da proteína presente no nosso corpo, e é essencial para manter a saúde da nossa pele, ossos e cartilagens.
Sua produção ocorre naturalmente no interior das células. Porém, com o tempo sua produção diminui e os primeiros sinais físicos da sua deficiência podem aparecer. A partir dos 30 anos sua produção diminui cerca de 1% por ano. Por isso, alguns médicos recomendam seu consumo a partir dos 30 anos de idade.
O colágeno pode ser encontrado em alimentos de origem animal e na gelatina. O mercado oferece também o produto em pílulas e em pó. A vantagem da versão em pó (hidrolisada) é que ela diminui a fome e a absorção é melhor. Pesquisas cientístas mostram que a susbtância melhora a elasticidade da pele e hidrataçãoe. Além disso, a saúde dos ossos e articulações também mostraram melhoras.

Resumindo seus benefícios são:
  • Combate a flacidez, rugas e fragilidade óssea;
  • Enrijece os tecidos da pele;
  • Colabora no aumento da tonicidade dos músculos;
  • Previne o surgimento das estrias e celulite
  • Fortalece as unhas e melhora o aspecto dos cabelos;

 A carência de colágeno no corpo, pode ocasionar:
  • Má formação óssea
  • Rigidez muscular
  • Inflamação nas juntas musculares

Notícia - Cérebro de magros e obesos funciona de forma diferente

domingo, 14 de agosto de 2011



Cérebro de magros e obesos funciona de forma diferente

Notícia Folha Online

MARÍLIA ROCHA

DE CAMPINAS



O cérebro dos magros e dos obesos reage de maneira diferente aos estímulos gerados por alimentos, indica pesquisa feita na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

O trabalho aponta indícios de que o cérebro dos obesos tem uma disfunção --causada por inflamações-- que prejudica o mecanismo de controle da saciedade. E sugere ainda a possibilidade de que, após emagrecer, o obeso recupera a capacidade de se sentir satisfeito.

Segundo Simone van de Sande Lee, autora do estudo, trabalhos anteriores, com animais, identificaram uma inflamação no hipotálamo, região do cérebro responsável pelo gasto de energia e controle da fome.

Com isso, a leptina, hormônio que indica saciedade, não era identificada pelo organismo dos obesos, gerando mais vontade de comer.

"Em situações normais, o cérebro capta essa informação do hormônio e a transforma em estímulo para parar de comer. Os indícios mostram que a obesidade decorre, entre outros fatores, de um erro no processamento dessa informação", afirma.


RESSONÂNCIA

No estudo, oito pacientes magros e 13 obesos foram submetidos a uma ressonância magnética funcional (que registra uma sequência de imagens do cérebro). Os obesos fizeram o teste antes e depois de uma cirurgia de redução de estômago.

Todos receberam 50 g de glicose diluída em 200 ml de água durante o exame.

Em todos os voluntários, a ativação dos neurônios no hipotálamo atingiu um pico após a ingestão da glicose. Ela se manteve alta por 30 minutos nos pacientes magros, mas caiu em apenas dez minutos nos obesos.

Depois da cirurgia, os pacientes obesos emagreceram e recuperaram parcialmente essa atividade, chegando mais perto dos índices dos pacientes magros.

"Acreditamos que a atividade neuronal indique, nos pacientes magros, o processamento da leptina. Eles mantêm o estímulo de saciedade por mais tempo", diz a pesquisadora.

Quando os obesos perderam peso, foi encontrada uma quantidade maior de substâncias anti-inflamatórias no líquor (líquido que envolve o cérebro). Essas substâncias combatem a inflamação que prejudica a identificação da leptina e a sensação de saciedade que ela sinaliza.


RESSALVAS

Para o médico Ricardo Meirelles, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o trabalho "chama a atenção pela possibilidade de reverter as alterações [cerebrais]". Mas, diz ele, há fatores culturais e psicológicos a serem considerados na obesidade.

A endocrinologista Cíntia Cercato, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), afirma que a possibilidade de reverter a resistência à leptina traz muitos benefícios, "até mesmo em funções cognitivas".

Já o neurologista da USP Paulo Jannuzzi ressalta que há outros mecanismos a serem considerados.

"É possível o paciente já se sentir saciado, mas querer comer pelo prazer. Mas, se estudos indicarem um caminho novo para lidar com parte desse comportamento, já é um avanço".


15 dicas para se manter na dieta

quarta-feira, 10 de agosto de 2011



Dicas para se manter na dieta





Começar a dieta é fácil, acontece toda segunda-feira do ano. Difícil mesmo é se manter firme, por isso preparei algumas dicas para que você se mantenha na dieta.

  1. Lembre-se que você está no controle, não o pedaço de bolo de chocolate.
  2. Mantenha ao seu lado pessoas que te apoiam e respeitam a sua decisão de emagrecer. Uma outra dica é fazer dieta com outra pessoa. Ter um parceiro na luta contra a balança pode fazer com que você perca 3 vezes mais peso.
  3. Tenha um objetivo claro. Seja específico. Quantos quilos você quer perder e em quanto tempo? Isto o ajudará a manter na linha na hora de planejar a refeição e recusar a sobremesa.
  4. Comece aos poucos. Você é sendentário e só come fast-food? Não adianta de uma hora para outra tentar virar um atleta vegetariano. Mude a sua alimentação gradualemente. Insira uma fruta/verdura/legume por semana na sua dieta. E aos poucos o resultado vai aparecer. Inclua exercícios também com cuidado e aumente o tempo e a dificuldade dos exercícios a cada 15 ou 30 dias, dependendo da sua condição física.
  5. Deixe de desculpas. Imagine que sua vida depende da dieta ou que a cada dia que completar com sucesso a seu regime vai ganhar R$ 10.000,00. Isso o ajudaria a se manter na linha? Tenho certeza que sim, então, pense nisso e não desista.
  6. Faça uma lista com no mínimo 5 razões para emagrecer. Escreva em um papel e leia em voz alta todos os dias.
  7. Coma como os franceses... Em pequenas porções, com garfo e faca, na mesa de jantar, mastigando devagar e saboreando o prato.
  8. Anote tudo o que come, até mesmo aquela bala. Existem aplicativos como o Fitness Pal ou o Fat Secret que ajudam a anotar toda a sua alimentação.
  9. Comer um doce de vez em quando é humano. Não se culpe por ter comido um bombom, um bombom pequeno não vai te matar. E pode até ser liberado, uma vez por dia. Lembre-se que o verdadeiro problema é o exagero.
  10. Está com fome? Tem certeza. Espere pelo menos 10 minutos para comer. Distraia sua mente, beba um copo de água, ainda está com fome? Então vá comer. A fome passou? Ótimo, então era apenas vontade de comer.
  11. Tenha paciência. Quanto tempo você demorou para acumular todos os quilos? Certamente não foi do dia para a noite. Tenha em mente que emagrecer também é processo demorado.
  12. Coma de três em três horas. Isso irá manter o seu metabolismo acelerado e o estômago saciado. Quando você pula refeições, os níveis de açucar no sangue diminuem e você terá uma necessidade muito mais urgente de comer, atacando qualquer coisa que estiver na sua frente.
  13. Escolha uma dieta que se seja ideal para o seu estilo de vida. A dieta da sua melhor amiga pode não ser a melhor para você. Respeite suas necessidades e seu corpo.
  14. Todo mundo escorrega de vez em quando. Mas não se culpe. Exagerou no almoço. Então jante menos ou faça mais exercício. Mantenha em mente que isso é algo normal, que você não vai engordar 10kg porque comeu feijoada um dia na semana. Siga em frente, mantenha uma dieta saudável durante o resto da semana e o ponteiro da balança não irá subir.
  15. Sempre visite o o Blog. Aqui você sempre encontrará muitas dicas e assuntos relacionados a nutrição e exercícios. Tudo para se ver Livre de Gordura Trans.

Perder medidas ou perder peso?

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Perder medidas ou perder peso?


A balança é o maior inimigo ou amigo da dieta? Será que a balança é realmente o método ideal para mensurar o emagrecimento?
A balança mede a massa de um objeto, quando você sobe na balança, você sabe que ganhou ou perdeu massa. O maior problema da balança é que ela não detecta nenhuma mudança morfológica. E ela não sabe o que está medindo, se é água, gordura, músculo ou roupa.
Vamos volta um minuto no post sobre o Medida Certa. No meio do post, vemos uma foto do treinador Marcio Attala com 2,5kg de gordura e músculo. Apesar de terem a mesma massa, o volume é bastante diferente. Nos resultados dos apresentadores, também pudemos observar estes resultados: eles perderam mais centímetros na circunferência abdominal do que peso. E o resultado foi incrível.

A conclusão é óbvia, né? Importante mesmo é entrar naquele jeans que há tempos parava nas coxas e não subia de jeito nenhum.






Hidroginástica

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Hidroginástica


A hidroginástica é uma atividade que ocorre dentro da água, usualmente piscinas. Ela é conhecida por ser uma ótima opção de exercício para pessoas com problemas de mobilidade ou ossos e articulações. Apesar de ser uma atividade que foi rotulada como "atividade de idosos e obesos". A hidroginástica é ótima para a saúde e pode ajudar no emagrecimento. Uma aula queima cerca de 300 calorias.
Além desses benefícios, a hidroginástica também:
  • Melhora a capacidade cardiorespiratória
  • Protege as articulações
  • Melhora a flexibilidade
  • Tonifica os músculos, principalmente dos braços e pernas
As suas contra indicações são míminas, só se você tiver alergia ao cloro. Mas mesmo assim, outras academias tratam a água da piscina com outros produtos. Se o praticante tiver problemas nos ossos e articulações o ideal é consultar o médico e avisar ao instrutor sobre o problema.

A aula começa com aquecimento, depois inicia-se o trabalho aeróbico mesclando-os com exercícios de fortalecimento muscular, que usam a resistência da água. As repetições são feitas poucas vezes e rapidamente. Por isso, muitas vezes é uma aula mais divertida do que o trabalho com aparelhos tradicionais. Ao final da aula, são feitos exercícios de alongamento e relaxamento.

Para atender os mais diversos públicos, hoje existem vários tipos de modalidade. As principais são:

Hidro Local: trabalha os grupos musculares com halteres, luvas, tornozeleiras
Water Running: tipo de corrida
Hidro Core: trabalha os músculos do abdome, quadril e costas, melhora o equilíbrio e o alinhamento do corpo.
Deep Running: outro tipo de corrida, praticada com o Acquajogger (colete de flutuação), que evita o contato com o solo e aumenta o trabalho cardiovascular.
Hidrobol: utiliza uma bola, desenvolve a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade.
Hidro Sport: simula movimentos de outros esportes, porém não usa bolas. Melhora a coordenação motora, a resistência muscular e a agilidade.

Já escolheu sua modalidade? Agora é só começar!

O estômago diminui?

sexta-feira, 5 de agosto de 2011



O estômago diminui?





O estômago é um órgão composto por músculos que podem ser expandidos. O volume do estômago vazio é de 50ml, porém depois de uma refeição ele normalmente se expande para aguentar cerca 1 litro de comida. Mas a sua capacidade é bem maior, de até 4 litros.
Bom, já sabemos que o estômago pode aumentar. Mas ele diminui?
Em um estudo, cientistas recrutaram obesos e o dividiram em dois grupos: o primeiro grupo podia comer livremente, o segundo grupo teve sua alimentação restringida em menos de 1000 calorias por dia. Para medir a capacidade do órgão, eles usaram balões de látex. Quatro semanas depois...eis o resultado: no grupo que podia comer livremente não houve diferenças significativas. Porém, no grupo com dieta restringida a capacidade gástrica foi reduzida de 27% a 36%, em média.
Podemos chegar a conclusão então de que, sim, a capacidade do estômago para aguentar muita comida, pode sim diminuir. No entanto, a capacidade pode voltar a aumentar rapidamente.

Como manter o estômago "pequeno"

- Fracionar as refeições: o melhor é comer 6 vezes por dia refeições pequenas, do que comer 3 vezes refeições médias ou grandes.
- Beba água aos poucos, nada de tomar uma garrafinha inteira de uma vez.
- Não ingerir líquidos durante as refeições.
- Bebidas gasosas dilatam o volume do estômago, evite mesmo as com 0 calorias.

Comidas saudáveis em fast food

quarta-feira, 3 de agosto de 2011




Comidas saudáveis em fast food




Os restaurantes do tipo fast food muitas vezes são considerados os vilões de qualquer dia. Mas a comida é disponibilizada rápida e quando você tem que almoçar rápido, parece ser a única solução disponível. Ou então, é o lugar de encontro preferido do seus amigos, aí não tem jeito, ou você vai com eles ou vai se isolar do mundo... Se esse for o seu caso, o blog tentou encontrar opções mais saudáveis nesses lugares.

McDonalds, Burger King e afins

As redes há um bom tempo vem oferecendo saladas no seu menu. Além disso, oferece maça, sim a fruta inteira, como sobremesa ou o iogurte.
Armadilha: Fique de olhos nos molhos, a maioria deles é cheio de calorias... E nada de roubar batatinhas do amigo

Pizzarias

Numa pizzaria é difícil fugir das calorias. Mas como opção escolha sempre a fatia menor e mais fina, não escolha borda recheada. Fuja dos recheios cheios de queijo. Algumas opções mais saudáveis: escalora, atum e peito de peru.

Cafeterias

Fuja do pão de queijo. Escolha os salgados assados, como as esfihas fechadas. Café sempre com adoçante.

Subway

A rede é conhecida por oferecer opções mais saudáveis aos seus consumidores, que montam seu próprio lanche. Uma grande vantagem. Sempre opte pelo pão integral e o peito de frango. Coloque bastante salada no seu lanche.
Armadilha: Os queijos, os molhos e os acompanhamentos: batatas fritas e cookies.

Boa escolha!

10 dicas para acabar com a retenção de líquidos

segunda-feira, 1 de agosto de 2011


10 dicas para acabar com a retenção de líquidos



As calças ficam apertadas, o peso aumenta e as pernas ficam pesadas. Esses são todos sintomas da retenção de líquidos, problema que atinge muito o público feminino e principalmente durante a famosa TPM.
A retenção de líquidos é o acúmulo anormal e excessivo de água entre as células do organismo, que futuramente será eliminada pela urina.Isto pode causar um aumento de peso de até 2kg em apenas um dia. Além de um dos sintomas da TPM, a retenção de líquidos pode ser um sinal para outros tipos de doenças, como hipoterioidismo, hipertensão arterial, mau funcionamento dos rins, má circulação sanguínea, processos inflamatórios e/ou alterações hormonais. Por isso, caso o problema persista por muito tempo, o ideal é consultar um médico.

Discartados esses problemas, aqui vão 10 dicas para acabar com o inchaço:
  1. Pratique atividades físicas regularmente.
  2. Aumente o consumo de líquidos.
  3. Diminua o consumo de sal e alimentos industrializados com muito sódio, como salgadinhos, macarrão instantaneo e embutidos.
  4. A drenagem linfática ajuda muito a retirar o acúmulo de água entre as células.
  5. Inclua na alimentação alimentos ricos em água, como melancia, melão, limão, abacaxi, cenoura...
  6. Use meias elásticas que facilitam a drenagem.
  7. Diminua o consumo de carboidratos simples, como: pães, massas e doces.
  8. Não use roupas apertadas, que dificultam a circulação.
  9. Tome chá diureticos, como o de cavalinha e hortelã.
  10. Abuse dos hidratantes e faça uma massagem enquanto os aplica.

Super Alimento: Óleo de Coco

sábado, 30 de julho de 2011


Óleo de coco



Um alimento que tem dado o que falar nos últimos meses é o óleo de coco, cheio de propriedades nutricionais, pesquisas mostram que o óleo também ajuda a emagrecer e eliminar gordura abdominal. O segredo está numa gordura chamada triglicerídios de cadeia média - TCM, esta gordura é benefíca porque se transforma em energia rapidamente e não vira gordura no organismo, ao contrário aumenta o metabolismo. Além disso, o óleo aumenta a saciedade.

Mas os benefícios do óleo de coco não param por aí, vamos dar uma olhada:

Antioxidante: O consumo do óleo colabora na diminuição da produção de radicais livres, que tem ação degenerativa nas células.

Protege seu organismo: Melhora o sistema imunológico, porque é cheio de um nutriente chamado ácido láurico. Este ácido se transforma em monolarium que combate inúmeras infecções.

Normaliza as funções intestinais: Protegem a flora instetinal e age tanto em casos de prisão de ventre, como no de diarréias.

Reduz o mal colesterol: Contém os famosos ômega 3 e 6, que diminuem o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL), colaborando com a saúde cardiovascular.

Seu consumo recomendado é de 3 colheres de sopa por dia.

Chás que emagrecem

sexta-feira, 29 de julho de 2011


Chás que emagrecem




Os chás podem ser grandes aliados na sua dieta. Aqui no Livre de Gordura Trans, já falamos do chá verde. Hoje vamos falar de outros chás que podem potencializar a perda de peso. As principais ações dos chás que ajudam no processo de emagrecimento são: diminuir a retenção de líquidos, acelerar o metabolismo e/ou dissolvem gordura.

Chás que diminuem a retenção de líquidos

  • Cabelo de Milho
  • Chapéu de Couro
  • Dente-de-leão
  • Carqueja
  • Sete-sangrias
  • Fucus

Chás que aceleram o metabolismo

  • Chá verde
  • Gengibre
  • Laranja-da-terra


Chás que ajudam a dissolver gorduras

  • Alfafa
  • Cavalinha
  • Graviola
  • Capim-limão
  • Cana-do-brejo

Como incluir os chás na dieta:

Chá em excesso pode fazer muito mal. Por isso, sua ingestão deve ser regulada. Para pessoas que estão acostumadas a tomar chá o máximo permitido por dia é o consumo de 6 xícaras. O melhor jeito de consumir o chá é pela infusão.

Coloque água para esquentar e desligue o fogo, um pouco antes da água chegar a ferver.
Coloque a água em um recipiente e merrgulhe a erva. Tampe o recipiente.
Deixe em infusão por cerca de 5 minutos e coe.
Agora é só BEBER.

Notícia - Dieta do brasileiro é pobre em frutas e legumes, diz IBGE

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dieta do brasileiro é pobre em frutas e legumes, diz IBGE


Notícia original Folha Online

DO RIO


Mais de 90% dos brasileiros consomem menos frutas, legumes e verduras do que o recomendado pelo Ministério da Saúde. Esta é uma da conclusões da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, divulgada nesta quinta-feira pelo instituto.

O levantamento mostra que os alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros de todas as classes, regiões e idades são café, feijão, arroz, sucos, refrigerantes e carnes bovinas.

O problema, no entanto, com exceção dos refrigerantes, não está neste grupo, mas em outros alimentos que têm sido mais consumidos, como biscoitos recheados, salgadinhos, pizzas, doces e outros de altos teores calóricos e baixos nutritivos.

Por causa desta dieta de baixa qualidade, o percentual de brasileiros com níveis altos de inadequação de consumo de diversos nutrientes é alto para quase todos eles.

O consumo de fibras ficou abaixo do recomendado para 68% dos brasileiros. Já no caso de açúcares e gorduras saturadas, o consumo é em excesso, respectivamente, entre 61% e 82% da população.

A má alimentação do brasileiro se reflete também na baixa ingestão de algumas vitaminas, abaixo dos níveis recomendados. Praticamente todos os brasileiros consomem menos vitaminas D e E do que o recomendado, pois a proporção de inadequação neste caso é superior a 98% independente da idade ou sexo.

A falta de vitamina A também é um problema, pois a proporção de inadequação deste nutriente varia entre 63% entre meninas de 10 a 13 anos a 82% entre homens de 14 a 18.

A comparação por região permite também identificar diferentes hábitos alimentares. Ninguém supera os nortistas, por exemplo, no consumo de peixe, farinha e açaí.

No Sul, o destaque é o chá. No Centro-Oeste, brasileiros reportaram o maior consumo de carne bovina. No Sudeste, a batata-inglesa é mais presente no cardápio do que em qualquer outra região. Por fim, nordestinos apresentaram o maior consumo de milho entre todos os pesquisados.

POLÍTICAS PÚBLICAS

"Os resultados da pesquisa confirmam a necessidade de políticas públicas [específicas para o tema]", diz a coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patricia Constante Jaime. "Dados anteriores da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares- POF) já mostravam um padrão de consumo alimentar que demanda uma urgência de políticas públicas para a promoção da alimentação saudável para todos os ciclos da vida do brasileiro."

Segundo ela, há dois planos nacionais sendo estudados. Um é para o enfrentamento da obesidade, que está tão associada ao consumo desses alimentos com alto teor de sódio, com alta densidade energética, alto teor de gordura e açúcar.

O outro vai tratar do enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis, do diabetes, da hipertensão, do câncer, que também estão associados ao consumo inadequado de alguns alimentos.

"Todo o padrão de consumo de micronutientes apresentado pela pesquisa sinaliza uma inadequação do padrão geral de dieta dos adolescentes, que é muito pior quando comparada a outras fases do ciclo de vida. Isso sinaliza a importância não de suplementação ou de fortificação, mas sim de repensar o consumo de alimentos consumidos no dia a dia do adolescente", comenta.

"É importante mencionar que a inadequação de micronutrientes pode muito bem ser corrigida através de alimentos básicos da dieta, não sendo necessários suplementos ou medicamentos para corrigi-la."


Notícia - Pessoas obesas devem amar seu corpo para emagrecer, diz estudo

terça-feira, 26 de julho de 2011


Pessoas obesas devem amar seu corpo para emagrecer, diz estudo

Notícia Original Terra
 
Começar a trabalhar a autoimagem é o primeiro passo para que os obesos comecem a perder peso, é o que indica um estudo desenvolvido na Technical University of Lisbon e na Bangor University, com informações do jornal Daily Mail.

Os pesquisadores descobriram que mulheres obesas que foram orientadas com relação à sua saúde perderam 2% do seu peso inicial em um ano. No entanto, entre as mulheres que, além disso, tiveram discussões em grupo para falarem sobre suas barreiras pessoais, a perda de peso foi ainda maior, alcançando os 7%.

A pesquisa indica que a imagem que a pessoa faz do próprio corpo representa o seu grau de confiança, composto por uma mistura de experiências de vida, personalidade e pressões sociais.

O líder da pesquisa, Pedro Teixeira, afirmou que os problemas de imagem corporal são muito comuns entre as pessoas obesas, o que os leva a comer para se sentirem mais confortáveis ou a adotarem padrões rígidos de alimentação, dificultando ainda mais a perda de peso.

Segundo ele, os resultados mostram uma forte relação da autoimagem corporal com a redução da ansiedade sobre as opiniões das outras pessoas e mudanças positivas no comportamento alimentar. A conclusão da pesquisa foi publicada no International Journal of Behavioural Nutrition and Physical Activity .




Receita Light: Crumble de Maça

domingo, 24 de julho de 2011

Crumble de Maça



Ingredientes

• 4 maçãs vermelhas com casca, cortadas em cubos
• Suco de 1/2 limão
• 1 col. (sopa) de uva-passa
• 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo branca
• 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
• 1 xíc. (chá) de aveia em flocos finos
• 4 col. (sopa) de açúcar mascavo
• 3 col. (sopa) de margarina light
• Raspas de casca de limão
• 4 bolas pequenas de sorvete light (para acompanhar)

Modo de fazer

Numa travessa refratária untada, coloque a maçã, o limão e a uva-passa. À parte, misture os outros ingredientes até formar uma farofa. Distribua sobre a maçã, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido por 20 minutos. Retire o papel e deixe dourar. Sirva morno, acompanhado com o sorvete.

Rende
: 4 porções
Calorias por porção: 384 (a tradicional tem 684)
Tempo de preparo: 30 minutos

Fonte

IMC de algumas famosas 2

sexta-feira, 22 de julho de 2011

IMC de algumas famosas 2

Há cerca de um ano atrás, fiz um post sobre o IMC de famosas, que você pode conferir aqui.
Vamos conferir outros IMCs hoje. Lembrando que o IMC é uma medida importante, porém não é o único indicador de saúde e peso ideal. Algumas pessoas são naturalmente mais magras e atletas podem ter IMC mais alto, mas ter uma saúde muito mais saudável de que uma celebridade magrela.

Celebridades com IMC abaixo do ideal

Taylor Swift

IMC: 15,15


Gisele Bündchen

IMC: 17,59


Cameron Diaz

IMC: 17,63


Miley Cirus

IMC: 18,42


Celebridade com IMC normal

Débora Secco

IMC: 18,59


Paola Oliveira

IMC: 19, 68


Serena Williams

IMC: 22,2

Evite: Refrigerantes

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Refrigerantes



Os refrigerantes são feitos à base de água mineral e açucar, pode conter também edulcorantes, aromatizantes, gás carbônico, entre outros. Os primeiros refrigerantes começaram a ser produzidos no século XVI. Mas só foram popularizados no século XX.

Quais são seus malefícios?

  • Agrava gastrite e flatulência
  • Por causa do refluxo, pode causar câncer do esofâgo
  • Aumenta o colesterol alto
  • Diabetes
  • Cáries e erosão dental
  • Aumenta o risco de derrames
  • Impede a correta absorção de alguns nutrientes, como o cálcio, resultando em:
  • Osteoporose
  • Cirrose não alcoólica, por causa do acúmulo de gordura no fígado

E as versões light/diet?

As versões light/diet dos refrigerantes chegaram ao mercado com a promessa de serem mais saudáveis e não engordarem. Porém, pesquisas nos últimos anos vem mostrado que não é bem assim. Os refrigerantes sem açúcar, enganam o cérebro. Por causa do seu gosto, o cérebro acha que vai receber açúcar/glicose.Quando isso não acontece, o mecanismo da fome é disparado e ocorre a vontade de comer, principalmente carboidratos. Podemos concluir assim, que refrigerantes diet/light também engordam.

Body Jump

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Body Jump




O body jump, é um exercício aeróbico, onde a pessoa realiza saltos em um minitrampolim (cama elástica). Além de aumentar a resistência cardiovascular, o body jump ajuda na coordenação motora e equilíbrio.
Algumas academias mudam o nome da atividade, mas o princípio é o mesmo. Os saltos são sempre acompanhados de músicas dançantes. A atividade é recomendada para aqueles que querem ganhar resistência, emagrecer e tonificar os glúteos e pernas.
Apesar de ter um impacto menor nas articulações, o praticante desta atividade tem que estar em uma boa condição física. As contra-indicações são para pessoas com  problemas nos ossos, principalmente nos joelhos e coluna.
Em uma hora de aula, pode -se gastar até 700kcal, dependendo da intensidade. A média de gasto é costuma ser de 500kcal.

Notícia - Estudo americano revela que o iogurte ajuda a emagrecer

domingo, 17 de julho de 2011


Estudo americano revela que o iogurte ajuda a emagrecer

Notícia Original Gazeta Online

Pesquisadores pesaram 120 mil pessoas e anotaram o que comeram durante 20 anos
Do G1
Todo dia é a mesma coisa: a gente vai lá de prato na mão, passa na frente e parece que tem comida que abre logo um sorriso: 'Vem, me escolhe, me saboreie'. Em geral, quem dá a piscadinha são os vilões da balança. “Tem que ter batata frita sempre”, comenta um jovem.

Pesquisadores americanos pesaram 120 mil pessoas e anotaram o que comeram durante 20 anos. Investigaram os dados e chegaram ao veredito, uma lista de culpados: os alimentos que, se consumidos diariamente, acarretam mais quilos na balança ao longo do tempo. Foi batata – ou melhor, deu batata-frita em primeiro lugar. De acordo com a pesquisa, quem come uma porção de batatas-fritas por dia, ao final de quatro anos pesará um quilo e meio a mais só por conta da batatinha.

“Como eu almoço quase sempre no restaurante, então é praticamente todo dia. Se tem, a gente pega”, diz o auxiliar de call-center Jonathan Augusto Cardoso.

Em segundo lugar, refrigerante ou suco adoçado. Quem toma todos os dias ganha 450 gramas. “Quando eu acordo, eu tomo refrigerante. Na hora do almoço, de tarde, na hora de dormir ou antes de dormir, eu tomo refrigerante o tempo inteiro. Uns quatro a seis litros por dia”, calcula o motorista Pedro Brainer.

O terceiro maior vilão é a carne vermelha. Se consumida diariamente, ela será responsável por 430 gramas em quatro anos. “O dia que eu não como carne, sei lá, eu optei por não almoçar e fui fazer lanche. Mas às vezes os lanches também são com carne. É um hambúrguer e tal”, conta assistente de edição Edio Pullig.

Os americanos pesquisados engordaram, em média, cerca de meio quilo por ano, ao longo de 20 anos. O ganho de peso gradual atrapalha a identificação dos culpados. Por isso, essa pesquisa é importante, porque ela dá nome aos bandidos. Qual a novidade desse estudo especificamente? O que chama a atenção?

“A novidade é que as pessoas achavam que podiam comer um pouquinho de cada coisa e não ia fazer diferença. Mas a gente viu nesse estudo que, a longo prazo, faz diferença. Então, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade do que você come”, afirma a nutricionista Danielle Resende.

Para saber identificar a qualidade, foi feita também uma lista de alimentos do bem. Os mocinhos da história, aqueles que, se você comer diariamente, acabam levando à perda de peso. É o caso da salada de frutas. “A salada de frutas sai ganhando. Tem uma associação inversa entre o consumo de batata-frita e o consumo de legumes e frutas”, aponta a nutricionista Danielle Resende.

Frutas diárias foram responsáveis por 220 gramas a menos na balança ao final de quatro anos. Verduras, legumes e castanhas em geral também foram classificados como aliados da perda de peso. “No café da manhã, eu como mamão papaia. No almoço e na janta eu como de sobremesa banana, maçã ou uva”, conta a dona de casa Mirele Melo.

Mas o primeiro lugar no ranking dos mocinhos ficou com o iogurte. Um copo de iogurte todos os dias foi igual a menos 370 gramas depois de quatro anos. “Costumo tomar iogurte umas duas vezes ao dia, quase todos os dias”, afirma a auxiliar de escritório Elizabete Dantas.

Nem os pesquisadores sabem explicar exatamente por que iogurte emagrece, mas acreditam que seja porque o consumo de iogurte, como dos outros alimentos do bem, leva a pessoa a comer menos alimentos do mal.

Picanha brasileira, batata-frita e farofa – tudo isso é gostoso, mas sabe o que vai acontecer? São quase dois quilos a mais em quatro anos. Isso se comer a carne e a batata-frita todos os dias. “Sem fazer nada, sem os outros excessos”, diz a nutricionista Danielle Resende. “Mas isso aqui não é sempre, é só de vez em quando. Hoje é meu aniversário”, justifica uma jovem.

Na guerra para não engordar, ganha quem montar um exército bem grande de alimentos do bem, mas pode deixar uns bandidos à solta só para não perder a graça da história.

Dieta do Tipo Sanguíneo

sábado, 16 de julho de 2011

Dieta do Tipo Sanguíneo



Esta dieta se tornou famosa com a publicação em 1996 do livro "A Dieta do Tipo Sanguíneo", do americano Peter D`Adamo. Segundo o autor, existem correlações históricas, antropológicas e fisiológicas entre os tipos sanguíneos. Apesar da ampla divulgação dos benefícios desta dieta na mídia, não há comprovação científica sobre as afirmações feitas no livro.
Na dieta do sangue, não restrições quanto ao número de calorias, mas recomenda-se comer com moderação e de 3hs em 3hs para manter o metabolismo acelerado. A promessa é perder de 4kg à 5kg por mês. 

Nesta dieta os alimentos são divididos em três grupos:

- Alimentos Benéficos: são alimentos que protegem a saúde e ajudam no processo de emagrecimento.
- Alimentos Neutros: alimentos que não fazem bem ou mal à saúde
- Alimentos Nocivos: são alimentos que prejudicam o organismo e causam doenças. Devem ser banidos do cardápio.

Dieta Recomendada para cada grupo sanguíneo

Sangue Tipo O

São carnívoros e necessitam comer proteínas animais diariamente, caso contrário, estão propensos a desenvolver doenças gástricas como úlceras e gastrites.

Alimentos Benéficos:

Carnes: bovina, carneiro, vitela, cordeiro
Peixes: bacalhau, badejo, sardinha, linguado, salmão
Laticínios: Queijo de leite de cabra, queijo de soja
Frutas: ameixa, nozes, figo, semente de abóbora
Verduras: abóbora, brócolis, espinafre, alface romana, acelga, salsa
Outros: azeite de oliva

Alimentos Neutros:

Carnes: frango e peru
Peixes: atum, camarão, lagosta
Laticínios: mussarela, manteiga, queijo minas
Frutas: noz pecãn, castanhas, avelã, pinha
Verduras: abobrinha, agrião, inhame
Cereais: farelo de arroz, farinha de trigo integral
Outros: óleo de canola

Alimentos Nocivos:

Carnes: carne de porco e derivados como presunto e bacon
Peixes: caviar, salmão defumado, polvo
Laticínios: creme de leite, iogurte, leite (integral ou magro), a maioria dos queijos, sorvete
Frutas: laranja, morango, côco, amora, amendoim, castanha do pará, pistache, castanha de caju, abacate
Verduras: berinjela, champignon, milho, repolho
Cereais: aveia, trigo, cuscuz e pão branco
Outros: óleo de milho, óleo de amendoim

Sangue Tipo A

Tem o aparelho intestinal sensível e tem dificuldades para digerir proteínas de origem animal, pois sua produção de suco gástrico é menor.

Alimentos Benéficos:

Peixes: bacalhau, salmão vermelho, salmão, sardinha, truta
Laticínios: queijo de soja, tofu
Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, limão, amora, damasco
Verduras: abóbora moranga, alface romana, acelga, brócolis, cenoura, acelga, alcachofra, cebola
Cereais: farinhas de centeio, arroz, soja e aveia, pão de farinha de soja
Outros: alho, molho de soja, missô, melaço de cana, gengibre, chá verde, café normal, vinho tinto

Alimentos Neutros:

Carnes: frango e peru
Peixes: atum, pescada
Laticínios: iogurte, mussarela, ricota, iogurte com frutas, coalhada, queijo minas
Frutas: melão, passas, pêra, maçã, morango, uva, pêssego, goiaba, kiwi
Verduras: agrião, chicória, milho, beterraba
Cereais: fubá de milho, flocos de milho, cevada
Outros: açúcar branco, chocolate, alecrim, mostarda (seca), noz-moscada, manjericão, açúcar mascavo, manjericão, orégano, canela, hortelã, salsa, salvia

Alimentos Nocivos:

Carnes: bovina, carneiro, cordeiro, pato, porco e derivados, vitela
Peixes: mexilhões, lagostim, salmão defumado, caviar, ostra, lagosta, camarão, caranguejo.
Laticínios: creme de leite, sorvete, leite magro e integral, manteiga, requeijão
Frutas: caqui, carambola, côco
Verduras: repolho, tomate, inhame, batata, berinjela, batata doce
Cereais: Creme e germe de trigo, farinha de trigo integral, pão preto, pão integral, farinha branca, granola
Outros: alcaparras, gelatina pura, pimenta em grão, vinagre, cerveja, licor, chá preto, refrigerante

Sangue Tipo B

Podem tolerar dieta mais variado e o único tipo de sangue que tolera bem laticínios em geral.

Alimentos Benéficos:

Carnes: carneiro, cordeiro, coelho, veado
Peixes: bacalhau, salmão, linguado, badejo, caviar, sardinha
Laticínios: iogurte, mussarela, coalhada, leite, queijo, ovos, ricota
Frutas: abacaxi, bananas, mamão, uvas, ameixa fresca
Verduras: batata doce, cenoura, berinjela, inhame, beterraba, brócolis, couve, repolho
Cereais: arroz integral, aveia integral
Outros: gengibre, salsa, açafrão, hortelã, pimenta, ginseng, gengibre, sálvia

Alimentos Neutros:

Carnes: carne bovina, peru, vitela
Peixes: arenque, truta, atum, lula
Laticínios: leite soja, queijo parmesão, queijo soja, manteiga, requeijão, leite integral
Frutas: morango, laranja, kiwi, passas, pêra
Verduras: abóbora, agrião, alface, acelga, aipo, cogumelos, espinafre
Cereais: granola
Outros: café, vinho branco, cerveja, chá preto, chá de amora, hortelã, camomila

Alimentos Nocivos:

Carnes: frango, pato, porco, presunto
Peixes: lagosta, camarão, anchova, caranguejo, polvo, ostra, polvo, mexilhão
Laticínios: queijo fundido e roquefort, sorvete com leite
Frutas: caqui, carambola, coco
Verduras: alcachofra, azeitonas, tomate, broto de feijão, milho verde
Cereais: farinha de trigo, milho, centeio
Outros: canela, maisena, pimenta branca e do reino, gelatina pura, refrigerantes, bebidas destiladas

Sangue Tipo AB

Necessitam de uma dieta equilibrada.

Alimentos Benéficos:

Carnes: carneiro, coelho, cordeiro e peru
Peixes: atum, bacalhau, cavala, sardinha, garoupa, truta
Laticínios: coalhada, iogurte, mussarela, ricota, queijo cottage
Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, limão, kiwi, uva, framboesa
Verduras: aipo, alho, beterraba, berinjela, brócolis, couve-flor, pepino
Cereais: arroz, farinha de centeio, de trigo, aveia
Outros: curry, missô, gengibre, camomila

Alimentos Neutros:

Carnes: faisão, fígado
Peixes: arenque, linguado, carpa
Laticínios: leite e queijo de soja, leite desnatado, requeijão
Frutas: ameixa seca, pêra, passas, mamão, maçã, pêssego
Verduras: broto de bambu, cebolinha, escarola, agrião, vagem
Cereais: cevada, germe de trigo, granola
Outros: açafrão, mel, açúcar, melaço, chocolate, vinho

Alimentos Nocivos:

Carnes: bovina, frango, porco, presunto e vitela
Peixes: anchova, camarão, caranguejo, lagosta, linguado, ostra, mexilhão, siri
Laticínios: leite integral, creme de leite, queijo parmesão, brie, provolone, roquefort, manteiga
Frutas: banana, caqui, goiaba, laranja, manga
Verduras: alcachofra, milho verde, nabo, pimentão, rabanete
Cereais: farinha de cevada, de milho, trigo sarraceno, cereais matinais, amido de milho
Outros: alcaparras, tapioca, vinagre, mel de milho, anis, maisena, malte de cevada, pimenta do reino e vermelha

Aproveite que está fazendo a dieta do tipo sanguíneo e DOE SANGUE.


O chá verde

quinta-feira, 14 de julho de 2011


Chá Verde



O chá verde é feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. O chá é chamado de verde porque suas folhas sofrem pouca oxidação durante seu preparo. O chá é tradicional e muito popular na China e no Japão. Nos últimos anos seu consumo no Ocidente vem crescendo graças a divulgação de suas propriedades antioxidantes e emagrecedoras.

Quais os benefícios do chá verde?

O chá verde possui alta concentração de polifenóis e catequinas. Essas substâncias são antioxidantes, isto é, evitam a ação destrutiva e degenerativa dos radicais livres que degeneram as células. Auxilia assim, o combate ao câncer e envelhecimento da pele.
O chá também é rico em tanino, uma substância que diminui as taxas do colesterol ruim (LDL).  Pesquisas preliminares indicam que o chá verde também protege contra o Alzheimer e outras demências.
O chá também ajuda no processo de emagrecimento, por que diminui o acúmulo de líquido, acelera o metabolismo e contribui para a queima de gordura.

Como tomar?

Para obter os melhores benefícios do chá verde o ideal é prepará-lo pela infusão:

Coloque água para esquentar e desligue o fogo, um pouco antes da água chegar a ferver.
Coloque a água em um recipiente e merrgulhe a erva. Tampe o recipiente.
Deixe em infusão por cerca de 5 minutos e coe.
Agora é só BEBER.

Para emagrecer o ideal é beber 5 à 6 xícaras por dia.

Contra-indicações

A bebida não é recomendada para pessoas com problemas cardíacos e pressão alta. Gestantes e mulheres que estão amamentando. A razão disto é a cafeína, por isso não é recomendado tomar o chá à noite. Para aqueles com problemas relacionados a falta de ferro e cálcio o ideal é não tomar o chá junto com as refeições, já que o já pode diminuir a absorção desses nutrientes.

Blog Widget by LinkWithin
 
diHITT - Notícias
BlogBlogs.Com.Br